sábado, 7 de novembro de 2009

Qual é o atual cenário do Ensino Superior no Brasil?

Qual é o atual cenário do Ensino Superior no Brasil?

Joyce Cristina F. de Amorim
Maria Leite de Souza

O cenário da educação superior no Brasil não tem sido visto com bons olhos, e isso acontece por diversos fatores que incluem principalmente a ausência de políticas públicas que venha contribuir de forma significativa e efetivamente em todas as situações que envolvem o ensino superior no Brasil.
Quando se pensa e se faz políticas públicas deve se pensar se estas não irão transferir ou encobrir os problemas apenas, pois atualmente muitos projetos existentes estão fazendo exatamente isso, como por exemplo, a atitude neoliberalista do estado ao transferir grande parte de sua responsabilidade, no que se refere ao ensino superior, assim como previsto em lei, transferindo essa obrigação para as instituições de ensino privado, e em contraponto estas cobram do governo que revejam as formas de tratamento que vem dando às IES particulares, além das mesmas afirmarem que a própria lei é contraditória, no que diz respeito às funções e direitos destas instituições, dentre outros fatores bastante problemáticos, deixando claro que o governo se compromete somente com instituições federais e estaduais, o que pressupõem que o governo não se compromete em garantir a melhoria da educação como um todo independentemente se a instituição que a oferece é pública ou privada.
Muitos educadores discutem, hoje, formas, caminhos e/ou propostas direcionando-as e encaminhando-as ao governo no sentido de propor grandes fóruns de debates para que se perceba a necessidade de se estar revendo conceitos, pensamentos, idéias, etc. no que se refere ao atual contexto em que se encontra o ensino superior a nível de Brasil.
Outra grande questão que se discute são os problemas que surgiram com a expansão repentina e desenfreada de IES particulares e isso foi um problema gerado pelo próprio governo devido a uma ausência de um sistema de controle mais criterioso no credenciamento e em outros aspectos de avaliação destas instituições.
Muitos são os temas discutidos, como a formação docente e o trabalho proletariado do professor, a oferta insuficiente em instituições públicas e na tentativa de alargar essa demanda de ofertas o governo acaba criando uma política de ingressar o aluno em uma IES privada que é o caso do PROUNI, uma outra questão é a proposta dos Americanos em internacionalizar o ensino superior o que gerou polêmicos debates e a preocupação aumentou quando se falou em ensino “importado” , e no final o que se entende de tudo isso é que haja de fato um estudo mais aprofundado em relação a todas essas problemáticas para que possam então tomar uma posição decisiva quanto ao rumo que a Educação Superior deve seguir.


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