quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Como a gestão influencia no tipo de universidade que temos hoje.

Como a gestão influencia no tipo de universidade que temos hoje.

Daniely Sena dos Santos

As instituições de nível superior viveram bons tempos sem concordância, pois a procura era maior do que a oferta, gerando alta rentabilidade e descompromisso com a qualidade do ensino. Porém novas instituições surgiram ao longo do tempo, em especial neste momento em que a produção se reorganiza velozmente sob novas tecnologias que mudam num ritmo acelerado e o grande diferencial é a gestão dessas instituições.
Pois há instituições que não investe em seus colaboradores, não se preocupa com a sua clientela e espaço físico e organizacional da escola o que ocasiona muitas vezes no fechamento da empresa escola. É esse exemplo tem sido uma constante no cenário paraense com tantas universidades que surgem e logo em seguida já não se vê mais.
Porém não podemos generalizar, uma vez que há instituições sólidas que exercem o modelo de gestão democrática participativa, onde analisam o ambiente econômico, político e social, democrático, cultural e tecnológico onde a instituição está inserida, preocupando-se em se ético, valorizando os alunos e colaboradores em geral, incentivando a formação continuada sintonizada com a visão de futuro e marketing evitando o desperdício de tempo ao realizar ações ineficazes.
Sendo um gestor atento a situação financeira da empresa, pontuando estratégias de cortes ou crescimento de investimentos, agindo com clareza e direcionando os objetivos educacionais. Evitando o excesso de prioridades e atitudes de complacência.
Esse é o gestor que a escola precisa em profissional que participe ativamente e saiba conduzir grupos de trabalho democraticamente, administrando conflitos, referenciando-se em valores éticos, percebendo a realidade dos alunos, professores e colaboradores em geral e relacionando com à realidade educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário