sábado, 20 de novembro de 2010

Mikaela Moreno Vasconcelos Araujo, Claudete Marreiros

O curso de bacharelado em Nutrição por não apresentar a interdisciplinaridade – diálogos entre ciências sociais e humanas nos cursos de Nutrição – despertou o interesse em analisar o currículo de tais cursos, uma vez que a presença de disciplinas pautadas nas ciências sociais são fundamentais na constituição da identidade e formação profissional do nutricionista. É válido ressaltar que a maioria dos cursos de Nutrição como observado por pesquisadores como Motta, Oliveira e Boog (2003) analisaram o perfil do profissional de 42 cursos de nutrição divulgados em sites das instituições que oferecem graduação em nutrição. Identificaram escassas menções sobre o caráter crítico e o compromisso com as transformações sociais. A formação ética e humanística apareceu como um dos itens menos valorizados na divulgação dos cursos; predominou a identificação do nutricionista como profissional da saúde e sobretudo a valorização do mercado de trabalho. O que caracteriza o perfil dos cursos de Nutrição no Brasil como marcadamente biológicos, relegando a importância do diálogo entre ciências sociais e nutrição na formação da identidade profissional, assim como para a formação de um profissional crítico atento as transformações e contextualizações das influências socioculturais no comportamento nutricional.

Situação Problema:
Análise curricular: como estão dispostas as disciplinas de ciências sociais e humanas nos cursos de Nutrição no Pará

Hipóteses:
1- O currículo dos cursos de Nutrição atendem as exigências propostas pelo Conselho Nacional de Educação no contexto da LDB?
2- As disciplinas de ciências sociais e humanas são adequadas à realidade regional?
3- Os conteúdos das disciplinas de ciências sociais e humanas estão articuladas à nutrição?
4- Relacionada às disciplinas de ciências sociais e humanas atreladas à Nutrição. Existe a transposição da teoria para a prática?
5- Os programas disciplinas relacionados às ciências sociais e humanas e Nutrição permitem a instrumentalizar os alunos a planejar e executar intervenções sociais?

Justificativa:
A constatação através de estudos anteriores que analisaram a presença das disciplinas de ciências sociais e humanas nos cursos de nutrição no Brasil comprovaram que estas disciplinas são apenas representativas, ou seja, estão na maioria das vezes presentes nos cursos para atender as exigências propostas pelo conselho nacional de educação. Tais disciplinas quando aparecem nos currículos são ministradas sem haver conexão com a nutrição, portanto a interdisciplinaridade, o diálogo entre saberes não existe, e desse modo, não permite a formação de uma identidade profissional crítica voltada para o pensamento social sobre a alimentação como uma questão coletiva, muito menos para instrumentalizar o futuro profissional para planejar e intervir na realidade social. Ademais, o diálogo entre Nutrição e Ciências sociais é fundamental, pois a alimentação é um processo complexo que vai além do caráter biológico incluindo questões antropológicas, psicológicas, econômicas e históricas.

Não comemos apenas quantidades de nutrientes e calorias para manter o funcionamento corporal em nível adequado, pois há muito tempo os antropólogos afirmam que o comer envolve seleção, escolhas, ocasiões e rituais, imbrica-se com a sociabilidade, com idéias e significados, com as interpretações de experiências e situações. Para serem comidos, ou comestíveis, os alimentos precisam ser elegíveis, preferidos, selecionados e preparados ou processados pela culinária, e tudo isso é matéria cultural (Canesqui e Garcia, 2005).

Aluna: Mikaela Moreno Vasconcelos Araujo, Claudete Marreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário