sábado, 20 de novembro de 2010

Giselle Redman, Selma Melo

Diante do atual contexto sócio – político – cultural, percebeu – se a necessidade inquestionável de uma formação, em que prepare o docente para atender as necessidades da sociedade contemporânea que estamos inseridos, sabe – se que hoje uma das principais funções da escola é formar indivíduos críticos, autônomos e conhecedores de seus direitos e deveres.
O curso de formação que realizou – se nos trouxe conhecimentos e condições adequadas para desenvolvermos nossa prática docente focada na busca pela construção integral do educando. Percebemos também a importância de se conhecer as fundamentações dos diversos teóricos que contribuem hoje para o nosso melhor entendimento, sendo assim podemos utilizar essas teorias em nossas práticas pedagógicas.
Sendo assim entende – se que deve - se olhar os alunos como um todo, ou seja, prepara – los não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida. Segundo a Pesquisa Nacional da Unesco (2004, p.35), “Desvendar, no atual contexto sentidos da formação, requer observar a sintonia desses planos, em relação as necessidades da escola hoje”. De acordo com a afirmação anterior torna – se necessário compreender a realidade do cotidiano do discente, levando em consideração as diferenças culturais, sociais e familiares, para que se possa fazer uma interligação entre os conteúdos do currículo a ser trabalhado e o conhecimento prévio do educando.


SITUAÇÃO PROBLEMA


Observando – se o percurso da formação acadêmica percebe – se a grande importância na valorização profissional, tanto a nível social, mercadológico e pessoal. Será que o professor apenas com a formação inicial está preparado para exercer a sua profissão de acordo com as atuais exigências?


HIPÓTESES

• Devido a carência de políticas públicas e o pouco incentivo das instituições educacionais em promover cursos de capacitação para a atualização profissional dos docentes;
• A carga horário do estágio obrigatório não é satisfatória;
• Falta de aprofundamento teórico (pesquisa);
• Carência de material de pesquisa (livros, revistas, jornais etc.)
• Alguns profissionais mantêm uma postura tradicional, arcaica e egocêntrica.


JUSTIFICATIVA

Percebeu – se, através do trabalho de pesquisa os problemas que vem interferindo ao longo do tempo no trabalho docente e vem ocasionando a baixa qualidade do ensino, com isso é importante que o educador esteja consciente dos desafios que encontrará em suas práticas pedagógicas.

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