sábado, 20 de novembro de 2010

Arzilo Junior, Desyree Araujo, Sydelmara Guimarães

A construção intelectual de um cidadão decorreu-se ao longo de um processo educacional de ensino aprendizagem das séries iniciais passado pelo ensino médio e chegando ao ensino superior e suas modalidades continuadas, pós-graduações.
Na formação de professores, verificou-se que houve um aprimoramento individual no que se retratam as práticas vivenciadas, no qual como profissional de educação aprimorou-se as metodologias, de como ensinar, envolver realidade e conhecimento conceitual, levando com que o profissional se identifique mais com sua área, o que contribuiu significativamente em sua formação, de acordo com:

Formação de professor, para nós, tem o sentido de Formação inicial, seja em nível de segundo grau, seja em nível de terceiro grau, e, também, a de Formação continuada, que se dá na sala de aula, no cotidiano da prática pedagógica. (GARCIA, p 9, 1998).


SITUAÇÃO PROBLEMA
Quais as dificuldades que os graduandos enfrentam para utilizar os conhecimentos apreendidos na graduação em seu cotidiano de trabalho?

Hipóteses
• Os alunos não conseguem trabalhar os conhecimentos apreendidos na graduação no seu dia a dia por não conseguirem visualizar essa realidade no tempo do estágio;
• Os acadêmicos não se identificam com a graduação escolhida;
• Os docentes escolhem as graduações de acordo com a necessidade do mercado de trabalho;
• Os alunos escolhem os cursos de acordo com numero de vagas ofertadas desta forma facilitando o egresso no nível superior assim prestar concursos públicos concorrendo com títulos;
• Os graduandos optam pelo curso que não é de sua vontade pela falta de oportunidade em entrar em cursos de sua escolha.

JUSTIFICATIVA
Entende-se que a parti da pesquisa cientifica na área da formação docente buscarseão novas perspectivas de atuação do profissional de ensino superior, desta forma.contribuindo de forma significativamente no crescimento intelectual e social do educador.

REFERÊNCIA

GARCIA, Regina. et. al. A Formação do professora alfabetizará: reflexões a prática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998.

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