sábado, 20 de novembro de 2010

Aline Silva, Claudia Holanda, Delma Mendes

1- COMO O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INFLUENCIOU NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL?

Percebe-se que o Curso de Formação de Professores contribui para a construção da identidade profissional, no que tange a descoberta das aplicabilidades das praticas pedagógicas, na busca do conhecimento e a desenvolver pensamentos critico.

2 - SITUAÇÃO PROBLEMA

As práticas pedagógicas são um dos fatores que norteiam o professor. Entretanto percebe-se que os profissionais encontram dificuldades em sua aplicabilidade, sendo assim deixam a desejar na relação ensino aprendizagem. Desta forma questiona-se: “Como são trabalhadas as Praticas Pedagógicas no Curso de Formação de Professores?

3- HIPÓTESES PARA EXPLICAR O PROBLEMA LEVANTADO
• As praticas pedagógicas nos cursos de formação de professores são trabalhadas de forma significativa;
• As práticas pedagógicas são trabalhadas distantes da realidade dos graduandos;
• Os graduandos conseguem construir uma concepção de praticas Pedagógicas;
• As praticas pedagógicas são aplicadas de maneira eficaz;
• O currículo dos Cursos de Formação de Professores trabalham as concepções de Praticas Pedagógicas,

4 – JUSTIFICATIVA

É perceptível a idéia de que o professor enfrenta inúmeras dificuldades no que se diz respeito a práticas pedagógicas em especial na aplicabilidade dessas ações metodológicas. No entanto cabe a ele responsabilidade de buscar teorias e praticas inovadoras que causem interesse dos alunos a participar das aulas com prazer e satisfação de forma atrativa, e assim os objetivos propostos pelos professores sejam concretizados. Essa problemática da aplicabilidade do ensino é uma vertente que assola a sociedade brasileira de forma que pela falta de estimulo, incentivo e de praticas inovadoras, os alunos acabam perdendo o interesse pelos estudos e abandonam o curso, ou até mesmo o concluem com poucas habilidades necessárias para uma atuação no mercado de trabalho. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo investigar: “Como são trabalhadas as Praticas Pedagógicas no Curso de Formação de Professores?
Desta forma torna-se relevante esta pesquisa, pois, analisar essas praticas contribuem para o aprimoramento do trabalho docente e da formação do graduando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário