sábado, 20 de novembro de 2010

Francisco de Assis, Ledionara Borges, Nadilene

PRÁTICA PEDAGÓGICA NO NÍVEL SUPERIOR

O curso de graduação contribuiu positivamente para formação acadêmica do grupo no que diz respeito a ansiedade por pesquisas e também na construção de identidade profissional, porém, viu-se a necessidade de fazer uma ressalva acerca das metodologias aplicadas.
Diante do cenário atual de educação, é notória a necessidade de se realizar aulas mais dinâmicas e principalmente contextualizadas com ênfase na interdisciplinaridade, pode-se perceber que na realidade o método de ensino na educação paraense ainda está atrelada a métodos que supervalorizam o conteúdo e esquecem a prática reflexiva, que é o que se espera em um curso de formação de professor. Dessa forma chega-se ao seguinte questionamento: Qual a postura que o professor universitário deve priorizar nas suas práticas pedagógicas para obter maior e melhor interação com a turma ?.
Sendo assim, é importante refletir no que diz respeito as possíveis razões que levem os educadores assumirem essa postura de ensino. Para Almeida e Prado (1999), a necessidade de haver uma formação de professores baseada na reflexão da prática torna-se mais importante do que aquisição de sofisticados equipamentos. Situações que propiciem a recriação de ambientes de aprendizagens devem ser encorajados. Segundo esse pensamento, entende-se que o professor precisa refletir nas suas práticas para que as hipóteses abaixo não façam parte do seu fazer pedagógico.
1. O professor universitário deve trabalhar essencialmente com pesquisa para garantir uma melhor interação com a turma;
2. O professor universitário deve agir de forma contextual e pautado nas relações interpessoais para garantir uma maior interação com a turma;
3. O professor universitário deve fazer uma reflexão de suas práticas pedagógicas;
4. O professor universitário precisa estar mais compromissado com os alunos;
5. O professor universitário deve atrelar a teoria e a prática.

Justificativa:
A formação de professores é gerada a partir do que eles desenvolvem como docentes, farão parte das exposições para que se possa dialogar com os saberes que eles adquirem no fazer-se docente, e ao fazerem universidade. A partir do momento que apropria-se da idéia de que as ações, os pensamentos, as formas já encontradas na vida universitária, constituem-se em cultura acadêmica, tudo que é produzido/reproduzido, ressignificado, reconduzido é uma espécie de saber. Saber esse que segundo Tardif (2003) está ligado à experiência, a formação, ao cotidiano de vida profissional e pessoal e que se acumula traduzindo-se em formas de se perceber como professor, como sujeito, como um produto/produtor de conhecimentos e espaços identitários.
Portanto, vê-se a importância de refletir a postura do professor e suas práticas docentes por entender que cabe o professor refletir no seu papel de verdadeiro profissional da educação, caminhar nessa direção com seriedade, com compromisso com o seu educando.

Referencia:
ALMEIDA, M. E. B. 1999. A arte do possível na formação do professor. MEC/PROINFO. (Coleção Informática para mudança na Educação)
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

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