segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Universidade do século XXI

A Universidade e suas Crises

Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos, sociólogo, professor catedrádico faculdade de economia, e da universidade Coimbra, cita em sua obra denominada “A Universidade do Século XXI”, no inicio relata que sua primeira versão apresentada em Brasília, em 2004, no Calendário Oficial do Ministério da Educação do Brasil.

Em seu livro ressalta questionamentos sobre aspectos que a universidade apresenta ao longo de sua evolução. Identificando três crises, nas quais a universidade se defronta.

A primeira crise, a hegenomia, a qual, de um lado a nata da sociedade com pensamentos crítico, e conhecimentos exemplares, necessários à formação resultante da universidade desde a Idade Média européia.

Do outro lado a mão de obra qualificada com padrões culturais de médio conhecimento, deixou a universidade fora de desempenhar suas funções sobre esse aspecto o ensino tende para o tecnicismo deixando a universidade para a produção da pesquisa, porém com isso entra numa crise de hegemonia, ou seja, a supremacia de um povo sobre a universidade a través da cultura da sociedade.

A segunda crise trata, a crise da legitimidade, sendo causada pelo impacto que a universidade provocou por ter deixado de ser uma instituição consensual, passiva as mudanças, adotando restrições ao acesso, dos discentes quanto à seletividade dos docentes, por outro lado a própria sociedade com sua política de democratização, onde a igualdade era um dos objetivos, que permitia o acesso de oportunidades para os filhos das classes populares.

A terceira crise, nesta crise observa-se uma contradição entre a autonomia e a pressão social para direcionar os objetivos para natureza empresarial ou social.

A analise Boaventura é na universidade pública, principalmente nos países centrais, está longe de resolver suas crises, no entanto tendo que conviver com essas crises na tentativa de evitar seu crescimento. Percebe-se também que nos últimos dez anos as transformações e os impactos democráticos na unniversidade pública de forma criativa no liminar doem século XXI.

Pelas razões acima descritas, recomendo enfaticamente o livro por possibilitar um entendimento mais profundo dessas transformações, e suas conseqüências na prática diária de nossas universidades e na busca de alternativas na superação dos impasses apresentados. O livro traz importantes subsídios para essa tarefa.

Por se tratar de obra de conteúdo crítico, apresentam-se como leitura indispensável para pesquisadores da área, estudantes de Pós-Graduação e de Graduação. Lembrando que a história da universidade é parte da história da educação, recomendamos também o livro para professores e pesquisadores do campo. Sua leitura será certamente enriquecedora para suas reflexões e análises.

Resenha do livro A Universidade do Século XXI: Para uma Reforma Democrática, organizada por Adélia Almeida de Freitas (Ananindeua, 2009)

Pedagoga, e Especialista em Docência ao Ensino Superior

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